sábado, 16 de abril de 2011

Dia do Desenhista =]

Apesar de já estar tarde, tenho que dizer que hoje, 15 de abril, é o Dia do Desenhista!! Para comemorar, nada melhor que fazendo um desenho!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Feel in love with a girl - Kinectic Typography

Projeto Vinheta FOX - Seriado Bones

Projeto Vinheta-Canal FOX - Apresentação

Vinhetas FOX - Painel Semântico

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Material para o protótipo!



Fazer um protótipo é muito simples, não precisa ser nada muito aprimorado.
Precisamos somente de algumas coisas:

1. Papéis
2. Canetinhas
3. Tesoura
4. O projeto na cabeça!
5. Criatividade
6. Uma câmera para filmar ou fotografar os processos.
7. E agora é só se jogar! Construa cada etapa do seu aplicativo, jogo ou o que for!
8. Boa sorte!

ps: logo mais vocês poderão ver nosso vídeo do protótipo! E na semana que vem o nosso produto final!

Mini projeto de protótipo!



Antes de começar nosso protótipo no papel, desenhamos algumas das etapas do aplicativo. Algumas partes alteramos, mas é basicamente a ideia inicial, mas mais aprimorada. O interessante de desenhar é que conseguimos visualizar melhor a ideia, colocá-la para fora mesmo. Sempre que for começar um projeto, desenhe suas ideias!

Mind Map


Mapa mental! O que é isso? É um mapinha que nos dá um pouco mais de direção quando temos um projeto pelo frente. Partimos de um ponto X e buscamos os seguintes passos à partir desse ponto X. Por exemplo, nosso ponto X é a tela principal do Ipad. O que precisamos determinar para a pessoa utilizar essa tela principal?

1. Pincéis - Quais serão os pincéis que a pessoa vai utilizar? Teremos borrachas? Teremos cores ou será branco e preto?
2. Músicas - Como a pessoa escolherá a música? Vai tocar no aleatório? Ela escolherá seu playlist ou a música virá direto da web?
3. Compartilhamento - A pessoa vai compartilhar o vídeo com quem e aonde? Facebook, Orkut, Twitter, Youtube, etc.
4. Faltou alguma coisa? Vamos repensar então...

Nossa PERSONA

Bom, em uma das aulas de Hipermídia, nosso objetivo era criar a nossa persona. O personagem para o qual estamos desenvolvendo o Aplicativo para o iPad. E aqui está um dia de nossa persona:

1. O cara levanta atrasado! Pulando da cama.
2. Toma seu café forte pra acordar, pega seu iPad e vai se atualizando em suas redes sociais.
3. Vai para a agência de trêm, lê um pouco das notícias do mundo, entra em blogs para se inspirar, twita algumas coisas interessantes.
4. Trabalha o dia todo! Maior correria com os projetos, em alguns momentos a inspiração desaparece!
5. Sai da agência tarde, como sempre!
6. Chega em casa, come alguma coisinha e já pensa nos freelas que tem pra fazer!
7. Antes de começar os freelas vai dar uma volta com seu dog e toma uma Heineken!
8. Chega em casa e tudo que queria era poder assistir seus filmes clássicos e ouvir sua músicas preferidas!
9. Mas o que resta? Fazer seus freelas e assim ele começa os freelas!
10. Come um chocolate, ouve umas músicas e busca inspiração, às vezes a vizinha é sua bela inspiração...
11. Vai dormir tarde, umas 3h da manhã, para levantar às 6h e pular atrasado de sua caminha!
12. E agora José? A insipiração acabou!

Nossa solução para a falta de inspiração da persona:
Aplicativo para o iPad que traz inspiração!
Desenha no ritmo da música e no final da música compartilha seu vídeo com seus amigos!

Diálogos entre real, virtual e atual!

Um espaço onde dialogam o real, o virtual e o atual. O ciberespaço é só uma partícula dos diversos espaços existentes na sociedade, ele possui ligações com os demais espaços, com a cibercultura, cibercidade e assim por diante. É onde os pensamentos e as ideias fluem e caminham livremente, aonde saem do real, se encontram no virtual resultando no atual!

Hoje existe essa relação do homem com as diversas tecnologias ligadas entre si. Devido ao avanço dessas tecnologias o ciberespaço alcançou dimensões muito grandes, antes o que era somente internet e computadores, hoje alcançou outros patamares: celulares, gps, netbooks, iPads e afins. Talvez a tendência do homem seja reunir todos esses espaços em um só, fazer uma fusão onde o ciberespaço se resuma à um meio só onde se unem todos as tecnologias, todos os pensamentos, todos os imaginários.

Exemplificando: pensemos no Facebook. No ínicio das redes sociais o que fazia sucesso era o Orkut. Com o tempo surgiram diversas redes socias: Flickr, Twitter, MySpace, Blogs, Tumblr e etc... Surgia também o Facebook, que no começo causou estranheza nas pessoas, mas que com o tempo ganhou espaço nas redes socias e fez uma coisa muito interessante: uniu todas essas outras redes em uma só. Hoje podemos utilizar o Facebook com aplicativos para diversas outras redes que estão centralizadas nele próprio.

Quem sabe a tendência do ciberespaço seja essa também, existem tantos espaços no espaço, mas que daqui um tempo se fundirá e resultará somente em "um" enorme espaço!

Ilustração e Hipermídia



Vai aqui uma boa explicação para você que não consegue entender que raios é hipermídia: sabe aquele blog que você utiliza como referência e que com um clique é direcionado para um vídeo, podcasting ou faz você interagir de todas as formas com todos os ambientes virtuais, reais ou momentâneos? Pois é, isso pode ser considerado hipermídia. A poderosa idéia de ser tudo como a gente quer, de ir e vir por onde nosso pensamento desejar, de traçar vários paralelos no real, virtual ou no atual! Tudo ao nosso alcance!
Estamos na era da "mídia rica", graças aos avanços tecnológicos. Todo esse avanço tem sido essencial para a ilustração embarcar de vez como uma ferramenta importante na transmissão de informação, do tipo: “Dá pra entender ou quer que eu desenhe?” A ilustração sintetiza ou caracteriza conceitos, situações, ações ou, até mesmo, determinadas pessoas. Qualidades que casam muito bem com as mídias digitais e são absorvidas em sites de conteúdos dinâmicos ou não, e-learnings, instalações de arte digital e mais recentemente em tecnologia de e-books. Ilustração já é parte fundamental da hipermídia, é o que muitas vezes enriquece o conteúdo hipermidiático. Ilustração fala com todas as idades, classes sociais e culturais e com a hipermedia!

sábado, 2 de abril de 2011